Rede social lançará em março o Edits, um editor de vídeos para rivalizar com o CapCut. Aba para exibir Reels curtidos por amigos não agrada
O Instagram anunciou grandes novidades nesses últimos dias. A rede social lançará em março o Edits, um editor de vídeos que deve rivalizar com o CapCut, da chinesa ByteDance, proprietária do TikTok. A plataforma também terá um novo grid no perfil e mostrará os Reels que você curtiu.
O que é o Edits do Instagram?
O Edits é um editor de vídeos do Instagram, o que significa que utiliza a identidade visual da rede social, terá integração com a plataforma e poderá ser usado para criar vídeos para outras plataformas. É o CapCut, mas da Meta.
Adam Mosseri, CEO do Instagram, até faz um comentário no início do vídeo de anúncio que dá a entender que a empresa está ciente dos problemas da ByteDance (dona do CapCut e TikTok) nos Estados Unidos — ele só não está ciente do problema com o player de vídeo do Instagram e Threads.
O CapCut do Zuckerberg Edits será lançado apenas em março, mas usuários do iOS já podem realizar a “pré-compra” do aplicativo na App Store. Mosseri informou que a “pré-venda” do Edits para Android será liberada em breve. Assim como o Threads, parece que o Instagram está se acelerando para pegar usuários de um rival que passa por problemas — lembrando que o Threads chegou sem recursos simples e necessários.
Queimou a língua, Zuckerberg?
Recentemente, durante uma participação no podcast de Joe Rogan, Mark Zuckerberg criticou a falta de inovação da Apple. Para ele, a empresa está há 20 anos empacada no iPhone.
Após copiar o Snapchat (Stories), TikTok (Reels) e X (Threads), agora a Meta anuncia mais um produto clonado para tentar pegar um público frustrado — ou que perdeu acesso a um serviço por conta de bloqueios. E nem o nome foi criativo, hein?
Qual a mudança no grid do perfil?
O grid de fotos do perfil agora está mais verticalizado. Ao abrir o perfil de qualquer pessoa, você verá que as fotos quadradas deram lugar a imagens mais altas, com uma proporção retangular. A mudança está alinhada ao próprio formato do feed do Instagram e dos celulares, que valorizam o consumo de conteúdo vertical.
Reels dedo-duro mostrando aos amigos o que você curtiu
Outra novidade revelada por Mosseri é a aba que mostra os Reels curtidos por seus amigos — e, consequentemente, mostra a eles o que você curtiu. Segundo o CEO, a ideia por trás dessa nova aba é gerar mais conexão entre os amigos, mostrando gostos em comum.
Nos comentários, o carinho da torcida foi grande. A galera não gostou muito de saber que os Reels que eles curtem serão visíveis para outras pessoas. Um dos comentários diz que se a pessoa quisesse compartilhar seus interesses, usaria as ferramentas de compartilhamento (como publicar nos Stories).
Já outro usuário citou que a ferramenta é assustadora, pois permitirá que terceiros vejam o que estamos curtindo. Parafraseando outro comentário: Mosseri não percebeu que a galera prefere uma função de editar comentários (tem até no Threads, mas não na rede principal).
Instagram permitirá publicar Reels de até 3 minutos
Em um vídeo compartilhado em sua própria pagina pessoal, o empresário americano menciona que historicamente o aplicativo permitia o carregamento de Reels de até 90 segundos, devido ao foco do Instagram em publicar vídeos curtos.
“Ouvimos feedbacks de que isso é muito curto para quem deseja compartilhar histórias mais longas e espero que isso ajude”, menciona em sua publicação. Nos comentários, diversos internautas da rede social celebraram a novidade.
Nesta semana, o Instagram passou por outra alteração, quando removeu os filtros de realidade aumentada e efeitos. A decisão acontece com o encerramento da plataforma Meta Spark, de ferramentas e conteúdos para terceiros.