Geração Z está saindo da rede social e Meta desenvolve jogada desesperada para reconquista.
A Meta, empresa dona do Instagram, adotou estratégia vista como “desesperada” para manter usuários da Geração Z ativos após ver números de publicações em plataforma cada vez menores.
A companhia criou um sistema de recompensas para contas de criadores de conteúdo e empresariais, visando estimular determinados a publicação de conteúdo na na plataforma através de uma estratégia de gamificação.
A conta precisa publicar “stories” pelo menos sete dias consecutivos ou alcançar um determinado número de visualizações em seus “reels” para receber um emblema equivalente a um “woo-hoo” digital.
A funcionalidade já existe desde o final do ano passado, contudo, o Instagram revelou ao público somente no início deste mês em seu blog oficial.
Essa estratégia trouxe resultados positivos em engajamento com o público para empresas como Wordle e Duolingo, onde a gamificação pode ser divertida, porém, se mal aplicada pode distorcer o comportamento, focando o usuário somente em obter as conquistas ao invés de realizar a tarefa proposta.
O sucesso contínuo do Instagram é vital para a Meta devido a seus investimentos significativos no metaverso e no uso de IA, e ter menos usuários utilizando a plataforma impacta diretamente na receita do grupo.
Os processos judiciais que saíram no início deste ano revelaram que o Instagram gerou US$32,4 bilhões em receita de anúncios em 2021, 27% da receita total da Meta e mais receita de anúncios do que o YouTube trouxe.
Para manter usuários mais jovens ativos, é necessário ter um fluxo constante de novos conteúdos e funcionalidades, para que a plataforma não se torne num mar de anúncios e conteúdos irrelevantes.
A Meta, não quer o Instagram no mesmo caminho do Facebook, um calendário para lembrar aniversários e ver atualizações de familiares que consideram velhos ou peculiares.
Como resultado da nova funcionalidade, o número de publicações dos criadores de conteúdos segue baixo.
Os criadores que publicam de forma consistente registraram um crescimento e engajamento maiores, porém a regularidade ainda não garante o sucesso, além de não ter uma receita para o que recebe mais atenção.
“Eu não vejo as medalhas como solução para aumentar a cadência de publicação”, disse ao Business Insider Ali Grant, sócia e CMO da Digital Dept. Assessoria em relações públicas e comunicação.
Um porta-voz do Meta reconheceu que as ferramentas não são úteis para todos os criadores, mas sim para os que estão começando e que, em geral, essa funcionalidade serviria como orientações para atingirem os seus objetivos.
A “última coisa” que a empresa busca é aumentar a pressão sobre os criadores e enfatizou que os recursos são opcionais e totalmente privados.